UFRGS e Ministério da Saúde assinam Protocolo de Cooperação (20/05/2011)

A UFRGS recebeu na manhã de hoje, dia 20, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre as duas Instituições. A ideia é ampliar a participação da Universidade nas políticas públicas de saúde, incluindo apoio ao desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da assinatura do protocolo, haverá a passagem do sistema de editais para a formalização de convênios que tornam mais perenes os projetos desenvolvidos pela UFRGS com recursos do Ministério. Atualmente, a Universidade tem os Programas de Educação para o Trabalho, o Pró-Saúde e as Residências Multiprofissionais funcionando a partir de editais. Além de viabilizar um aporte maior de recursos para essas atividades, a estimativa é que seja dobrado o número de alunos envolvidos diretamente nesses projetos que promovem a interação dos profissionais com a realidade do SUS e incentivam ações interdisciplinares, envolvendo várias profissões. Durante a cerimônia, o ministro destacou que a cooperação entre as instituições é mais um passo para a consolidação do SUS. “A universidade tem o papel de formar profissionais integrados ao sistema de saúde”, disse. A partir do protocolo, será criada a Rede de Gestão Colaborativa na Saúde, com instituições tradicionais em projetos na área de saúde pública para apoiar o Ministério da Saúde na criação de políticas. Articulada com organizações de outros países, a rede será coordenada pela UFRGS e tem como primeiro resultado a integração das universidades de modo mais incisivo nas políticas de saúde do país. “Na rede, vamos contribuir com o saber para a formulação de políticas públicas em saúde. Temos muito a contribuir, pois temos muito a aprender”, disse o reitor Carlos Alexandre Netto. A assinatura aconteceu no Salão Nobre do Gabinete do Reitor (Av. Paulo Gama, 110, 6° andar – Campus Centro) e contou com a presença do vice-governador Beto Grill, do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, representantes da administração central e diretores de unidades da área da saúde.