Convênio entre UFRGS e UNICV promove ensino de Português e Matemática (26/05/2011)

A UFRGS recebeu na tarde de hoje o Ministro de Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, Antonio Correia Silva, e o reitor da Universidade de Cabo Verde (UNICV), Paulino Fortes, para a assinatura de um Convênio de Cooperação entre as duas universidades. O documento assinado no Salão Nobre da reitoria prevê a criação de cursos suplementares das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, destinadas a estudantes de graduação da universidade cabo-verdense. Professores da UFRGS ministrarão esses cursos na modalidade a distância, contando com a monitoria de estudantes brasileiros. “Se temos um país desenvolvido, temos a obrigação de compartilhar esse desenvolvimento de um modo solidário”, avaliou o reitor Carlos Alexandre Netto. Durante a assinatura, o ministro Antonio destacou a solidez do programa de cooperação entre as universidades. “Muitos falam em ajudar a África, aumentar o comércio. Mas poucos fazem cooperação em educação, que é emancipatória, que promove rupturas. A nossa cooperação é prova concreta de que havendo vontade de trabalhar podemos produzir provas palpáveis de mudanças”, disse o ministro. A cooperação entre as duas universidades é desenvolvida desde 2007, sempre enfocando a pós-graduação, o que já resultou na criação de três cursos de mestrado em diferentes áreas. O convênio assinado hoje é o primeiro ligado diretamente a cursos de graduação. A medida surge para atender a estudantes que, egressos do ensino médio, têm dificuldades em Língua Portuguesa ou Matemática, podendo servir de laboratório inclusive para ser adotada no Brasil. Também prestigiaram a assinatura a diretora de Relações Internacionais da CAPES, Denise Neddermeyer, e representantes da Administração Central e de unidades com assuntos relacionados à cooperação.