Prêmio Nobel da Paz é recebida por Reitor da UFRGS (14/06/2011)

A iraniana Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz 2003, foi recebida ontem (13) no Salão Nobre pelo reitor Carlos Alexandre Netto, e o vice Rui Vicente Oppermann. A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde; diretores de unidades e representantes do Judiciário também participaram da recepção. Ativista dos direitos humanos, Shirin foi a palestrante do ciclo Fronteiras do Pensamento. Como advogada, foi a primeira mulher nomeada juíza no Irã, cargo do qual foi destituída após a Revolução Islâmica. Ela é defensora da mudança das leis do divórcio e herança, bem como dos direitos infantis. A iraniana vive atualmente exilada na Inglaterra, tendo dedicado vários livros à conciliação do Islã com os Direitos Fundamentais. Shirin disse estar feliz por ser recebida em uma Universidade, pois também é professora. Ela salientou que a inserção feminina no Irã é bastante expressiva e que, entre os estudantes universitários, as mulheres representam a maioria. Durante a conferência realizada no Salão de Atos, Ebadi citou exemplos de como as leis do seu país sustentam a discriminação de gênero e defendeu os direitos humanos como questão internacional.