Reitor recebe comissão para discutir situação da creche da UFRGS (30/06/2011)

O reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, recebeu hoje, dia 30, uma comissão formada por pais, funcionários e representantes da Assufrgs para falar sobre a situação da creche Francesca Zacaro. A principal discussão se dá em torno da troca da empresa que atualmente presta serviços no local. O contrato com a prestadora chegou ao seu final em maio e, juridicamente, não há como prorrogá-lo sem que seja feita uma nova licitação. Atualmente, as 132 crianças matriculadas na creche são atendidas por 92 profissionais. Destes, 32 são servidores da Universidade e 62 são funcionários da empresa. Os pais entregaram um abaixo-assinado reivindicando que seja encontrada uma solução que não provoque a interrupção do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos atuais educadores. O Reitor esclareceu que esta questão não é pauta recente de debates. Em âmbito nacional, algumas universidades fecharam suas creches e pagam auxílio escolar. Na UFRGS, segundo o Reitor, a política da atual gestão é garantir a creche em funcionamento, pois reconhece que é dever da instituição mantê-la aberta, preservando a qualidade exigida em todos os setores da instituição. Carlos Alexandre também salientou que a licitação, por determinação legal, será realizada, mas o vencedor deverá cumprir as exigências contratuais do Edital, nesse caso, com definições feitas por profissionais da área. Também participaram da reunião o chefe de gabinete, João Roberto Braga de Mello, e o coordenador de Educação Básica e Profissional, Jorge Luiz Day Barreto.