Novas turmas de alunos estrangeiros são recebidas na Reitoria (18/08/2011)

O reitor Carlos Alexandre Netto, acompanhado da secretária de relações Internacionais, Liane Hentschke, deu as boas-vindas aos estudantes que estão iniciando o curso de Português para Estrangeiros no Instituto de Letras. O grupo é composto por 22 alunos da Universidade de Comunicação da China, com quem a UFRGS tem convênio de mobilidade acadêmica desde 2005, e por 11 estudantes da Universidade de Harbim, do mesmo país. Os alunos de Harbim formam a primeira turma do convênio com a UFRGS. A recepção foi realizada no Salão Nobre da Reitoria. Na sequência, foi inaugurado na tarde de hoje o Espaço Internacional da RELINTER no Anexo I (Campus Centro), um ambiente voltado à orientação de estudantes intercambistas, acolhimento de alunos estrangeiros, publicação de editais e acompanhamento de documentação. Em cerimônia que contou também com a presença do vice-reitor Rui Vicente Oppermann, a secretária de Relações Internacionais, Liane Hentschke mostrou o trabalho da Secretaria, destacando projetos como o Amigo Internacional e o Intercâmbio em Casa. A Secretária considera que o Espaço Internacional dá mais visibilidade às atividades da RELINTER para os alunos da UFRGS, além de estar localizado em um local de fácil acesso aos estrangeiros. Para o Reitor, as ações realizadas pela secretaria “levam os estudantes para as universidades de excelência do mundo”. Ele ressaltou o crescimento do número de alunos em mobilidade, finalizando: “Queremos que UFRGS seja uma instituição cada vez mais qualificada, não só para nós, mas para todos aqueles que vêm estudar aqui”.