Eventos sobre ontologias recebem inscrições (29/08/2011)

Estão abertas as inscrições para o 4º Seminário de Pesquisa em Ontologias do Brasil (ONTOBRAS) e o International Workshop on Metamodels, Ontologies and Semantic Technologies. Os dois eventos ocorrem paralelamente, de 12 a 14 de setembro, em Gramado (RS), promovidos pelo Instituto de Informática e pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. O 4º ONTOBRAS é um seminário de discussão científica sobre ontologias, modelos para representar informações que mantêm um significado para pessoas e podem, ao mesmo tempo, ser processados por computadores. Esse conceito é normalmente utilizado para que as consultas em buscadores da internet sejam processadas de acordo com o significado pretendido pelo usuário. Neste ano, os eventos são compostos por apresentações orais de artigos e de trabalhos em andamento, palestras e painéis de discussão. Também serão realizados três minicursos, ministrados por John Sowa, doutor em Ciência da Computação pela Vrije Universiteit Brussel e co-fundador da VivoMind Intelligence, Fred Fonseca, da Pennsylvania State University, e Daniel Schwabe, da PUC-Rio. Um dos destaques da programação é a palestra de Fernando Carolo, gerente de Produtos da Plataforma de Publicação da Globo.com, que irá apresentar o projeto dos sistemas de gestão de conteúdo e as ferramentas para organização e recuperação de informações. O evento será realizado no Hotel Serra Azul (Rua Garibaldi, 152 - Gramado) e é voltado a estudantes, profissionais e professores das áreas de Informática (Bancos de Dados, Sistemas de Informação e Engenharia do Conhecimento), Biblioteconomia, Comunicação, Filosofia, Letras e Linguística. As inscrições não incluem os minicursos e podem ser realizadas no site relacionado abaixo. Mais informações pelos e-mails eventos@inf.ufrgs.br e ontobras-most2011@inf.ufrgs.br.

www.inf.ufrgs.br/ontobras-most2011/.