UFRGS inaugura estande na Expointer (30/08/2011)

Foi oficialmente inaugurado na manhã de hoje o estande institucional da UFRGS na 34ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Localizado na área Caminhos da Integração, o espaço apresenta à comunidade as inovações científicas e tecnológicas voltadas ao melhor aproveitamento do potencial agropecuário do Rio Grande do Sul. A atividade é uma parceria de mais de 10 anos entre a UFRGS e a Emater/RS. O estande foi oficialmente aberto pelo reitor Carlos Alexandre Netto, a pró-reitora de Extensão Sandra de Deus e o diretor-administrativo da Emater, Valdir Zonin. Está em apresentação no espaço um mapa interativo da cobertura vegetal do estado, uma espécie de mosaico produzido a partir da interpretação de imagens de satélite. O mapeamento permite identificar áreas de desmatamento e auxiliar no zoneamento para os tipos de cultivo no estado. Outro destaque é a reconstrução digital de um fóssil do período triássico feita a partir de um esqueleto encontrado no município de Agudo, que proporcionou reproduzir, através da tecnologia digital, pele e músculos do animal. Há ainda a divulgação de técnicas de melhoramento genético de raças e diagnóstico de doenças nos animais. As atividades envolvem alunos e professores de cursos como Agronomia, Medicina Veterinária, Ecologia, Química, Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, entre outros. Para o reitor Carlos Alexandre Netto “a atividade na Expointer permite à UFRGS levar aos produtores conhecimento necessário para melhorar a exploração e obtenção de riquezas a partir do campo”. Participaram da inauguração do estande o diretor da Faculdade de Agronomia, Pedro Selbach; a diretora do Departamento de Difusão Cultural, Cláudia Boetcher; integrantes da Administração Central, professores e alunos.