Reitoria recebe pesquisadores da Conferência sobre Drenagem Urbana (14/09/2011)

A recuperação do arroio Dilúvio foi o centro do debate que se deu hoje no Salão Nobre da Reitoria, onde o vice-reitor Rui Oppermann recebeu um numeroso grupo de pesquisadores de universidades de várias partes no mundo, reunidos em Porto Alegre para a Conferência Internacional sobre Drenagem Urbana (ICUD). Eles vieram acompanhados por Luiz Fernando Záchia, secretário de Meio Ambiente da capital gaúcha, e por Ruy Atilio Rostirolla, do Departamento de Projetos e Planejamento de Viamão, ambos representando o poder executivo de seus municípios. Professores de universidades da Holanda, Inglaterra, África do Sul, Austrália, Índia e Portugal, além da PUCRS e de diversos departamentos da UFRGS, trocaram experiências sobre despoluição de rios em diferentes cidades do mundo. “O governo brasileiro tem políticas públicas fortes para a internacionalização das universidades públicas. Deve-se aproveitar essa particular oportunidade e preparar um plano para o Dilúvio, pois hoje há recursos e vontade de leva-lo adiante”, afirmou Oppermann, dando as boas-vindas e agradecendo o grupo pela visita. Para o professor Carlos André Bulhões Mendes, coordenador do Programa de Pós-graduação do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, o IPH tem conhecimento técnico acumulado e total disposição de atuar junto com o sistema de tomada de decisões nesse processo. “Criou-se um ambiente de discussão favorável à implementação de plano para o arroio, que se soma ao contexto de preparação da cidade para a Copa do Mundo”, disse.